Operários que trabalham na restauração da Catedral de Notre-Dame, em Paris, destruída por um incêndio em 2019, descobriram tumbas antigas e até um sarcófago de chumbo escondido sob o piso da construção.
+ Arqueólogos encontram capacetes gregos antigos em cidade da Itália
+ Pesquisadores encontram sítio arqueológico de 3.500 anos em Goiás
+ Arqueólogos encontram tesouro e cidade romana em obra de ferrovia
De acordo com o Ministério da Cultura da França, as descobertas foram feitas durante escavações preventivas no piso da catedral, que tinham como objetivo investigar níveis mais antigos do pavimento do edifício, que começou a ser erguido no século 12 e desde então passou por várias modificações e reformas.
Os pesquisadores acreditam que as tumbas e o sarcófago datam do século 14. No caso do sarcófago, por conta do material e dos artigos encontrados em seu interior – investigados com o uso de um endoscópio – os arqueólogos acreditam se tratar de um membro importante dentro da hierarquia da igreja.
Durante as mesmas escavações, foram encontrados ainda fragmentos do coro alto da catedral, erguido por volta de 1230 e destruído no século 18. A expectativa é que as obras de restauração de Notre-Dame estejam concluídas até 2024.